Background - Imagem de fundo

Nos blogs com largura definida podemos ver que nas partes laterais existe um fundo colorido que nem sempre nos agrada.
Essa cor de fundo pode ser alterado e até pode ser usada uma imagem para isso.

Na minha opinião, um fundo diferente pode mudar completamente a aparencia do blog e por isso decidi explicar como fazer essas alterações.

Entrando no código fonte do blog procuramos por:

body {
   background:$bgcolor;
   margin:0;
   color:$textcolor;
Estes códigos definem o fundo do blog (area total que aparece no monitor), posição e cor do texto.

Normalmente a cor de fundo é definida pelo $bgcolor que pode ser alterado para qualquer cor e é nessa parte que também se pode definir a imagem de fundo a utilizar.
Neste blog, como podem ver, a imagem que uso é esta:






e para a usar basta que na condição background:$bgcolor; se defina o endereço da imagem, a posição onde a queremos, se ela se vai repetir e se vai ficar fixa ou não.
No caso deste blog fica da seguinte maneira:
background: url(ENDEREÇO DA IMAGEM) repeat top left fixed;

As condições logo após o endereço da imagem definem o que atrás falei.

- repeat - define a repetição da imagem e pode ter como variáveis
   - no-repeat para não ser reptida
   - repeat para ser reptida no corpo todo
   - repeat-x para ser repetida na horizontal (largura)
   - repeat-y para ser repetida na vertical (altura)

- top - define a posição inicial na vertical e pode ter como variaveis
   - top para o topo da pagina
   - center para o centro da pagina
   - bottom para o fundo da pagina

- left - defina a posição inicial na horizontal e pode ter como variaveis
   - left para ficar alinhada à esquerda
   - center para ficar alinhada ao centro
   - right para ficar alinhada à direita

- fixed - define se a imagem se move quando usamos o scroll (roda do rato). Neste caso eu defini como fixa.

Para além da area à volta do blog, estas condições podem ser usadas também:
- no corpo todo do blog - #outer-wrapper {
- no cabeçalho - #header {
- na area do artigos - #main-wrapper {
- na coluna lateral - #sidebar-wrapper {
- no rodapé - #footer {
e em qualquer zona do blog onde se possa definir a cor de fundo (background)

5 comentários:

S. disse...

Eh pa, este é um grande post! Já me perguntava como é que tal coisa se fazia há um montão de tempo.

Cati disse...

Faço minhas as palavras da Sofia!

DESIRE disse...

Tenho um background feito por mim em tentativas, mas se usar a tua dica "repeat top left fixed;" fica no blog todo e não só na zona sem texto do lado esquerdo e do lado direito como este teu!
Por isso tive de desistir, pois queria a coluna dos posts sem background, como esta.
Tive que desistir e ficar-me por "background-repeat:repeat-y;".
Podes ajudar-me? Please.
Beijos prometidos
desejoprometido@gmail.com

Ƭ. disse...

hum... q delícia... vc acabou de me dar uma idéia!

Obrigada.

Gde post!

tecnenfermaginando@globomail.com

Uaba disse...

Muito bom!!!
Obrigada :D

Enviar um comentário

Para esclarecimento de duvidas podem deixar um comentário ou enviar um email para o endereço que está no meu perfil.
Vou tentar responder a todos.

É aconselhável deixar endereço de correio